Representatividade Feminina: a inspiradora trajetória da 3º Sargento Darilene, a primeira Policial Militar do Pará em missão de paz da ONU.

Autores

  • Josivane do Carmo Campos Polícia Militar do Pará
  • Taiane Figueredo Polícia Militar do Pará

Resumo

Darilene Monteiro Moura, 36 anos, Policial Militar há 12 anos, tornou-se, em 2018, a primeira mulher do Estado do Pará selecionada para integrar o grupo de militares brasileiros na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA). Formou-se em Letras, Licenciatura em Língua Francesa, pela Universidade Federal do Pará, e atuou em unidades de Missões Especiais, como o agora Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), o Regimento de Polícia Montada (RPMONT) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq), onde serve atualmente. A trajetória dela é prova de que, na Polícia Militar do Pará, a mulher tem ocupado, com qualidade, espaços antes restritos à presença masculina. A história da 3º Sargento Darilene, que já foi secretária, doméstica, babá, operadora de caixa e técnica em enfermagem, inspira a todos. E mostra o crescimento da mulher na PMPA, hoje protagonista de capítulos importantes para a Corporação, dentro e fora do Estado. Por tão importante destaque, a Revista Científica da PMPA traz esta entrevista para continuar enaltecendo a presença feminina que, neste ano, comemora os 40 anos do ingresso das Mulheres na tão digna Corporação de Fontoura.

Downloads

Publicado

18-07-2024

Como Citar

do Carmo Campos, J., & Figueredo, T. (2024). Representatividade Feminina: a inspiradora trajetória da 3º Sargento Darilene, a primeira Policial Militar do Pará em missão de paz da ONU. Periódico Científico PMPA EM REVISTA, 1(2), 106–115. Recuperado de https://revista.pm.pa.gov.br/index.php/pmpaemrevista/article/view/45