Gamificação em Segurança Pública: aplicabilidade no ensino de técnicas e procedimentos operacionais na Polícia Militar do Pará.

Autores

  • Clay Anderson Nunes Chagas
  • Itamar Rogério Pereira Gaudêncio Polícia Militar do Pará
  • Jorge Fabricio dos Santos Polícia Militar do Pará
  • Josivane do Carmo Campos Polícia Militar do Pará

Palavras-chave:

policiamento preventivo, procedimentos padronizados, eficiência

Resumo

A Polícia Militar do Pará, enquanto executante de policiamento ostensivo preventivo, demanda que seus agentes obtenham formação e capacitações em procedimentos padronizados para sua eficiente atuação em segurança pública com a utilização de métodos de ensino mais adequados como, por exemplo, a gamificação. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito e a aplicabilidade da gamificação no ensino e treinamento de procedimentos operacionais na Polícia Militar do Pará como forma de padronizar a atuação dos policiais militares. Para tanto, adotou-se a pesquisa aplicada, mista e exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental em livros, artigos científicos e legislações para obtenção de informações quanto ao tema proposto na Polícia Militar do Pará, para posterior análise qualitativa da efetiva aplicação da gamificação no ensino da instituição. Nos resultados, fica evidente que a utilização da gamificação no ensino na Polícia Militar do Pará possibilita que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo, de modo que os policiais militares alunos podem apreender as técnicas de segurança pública e aplicá-las satisfatoriamente na sua prática funcional. Conclui-se que se faz necessária a instituição da gamificação com sua normatização e o treinamento do corpo docente da Polícia Militar para que esta metodologia seja aplicada nos eventos de ensino da Corporação, bem com a adequação da plataforma de ensino a distância da Instituição, a fim de que os policiais militares possam obter conhecimentos necessários à eficiente execução da sua atividade preventiva.

Biografia do Autor

Clay Anderson Nunes Chagas

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA);

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Segurança Pública da UFPA;

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA);

Professor Colaborador no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP);

Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde;

Reitor da Universidade do Estado do Pará.

Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, Polícia Militar do Pará

Doutor em História Social da Amazônia (UFPA);

Professor Colaborador no IESP;

Major QOPM da Polícia Militar do Pará;

Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Jorge Fabricio dos Santos, Polícia Militar do Pará

Mestrando em Segurança Pública (UFPA);

Professor Colaborador no IESP, EGPA, PMPA;

Tutor EaD da SENASP;

Tutor presencial do IFPA;

Tenente-Coronel QOPM da Polícia Militar do Pará.

Josivane do Carmo Campos, Polícia Militar do Pará

Doutora em Letras – Linguística (UFPA);

Professora Colaboradora no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP);

Professora Colaboradora no Departamento-Geral de Educação e Cultura da Polícia Militar do Pará (DGEC/PMPA);

3º Sargento da Polícia Militar do Pará.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

Anderson Nunes Chagas, C., Rogério Pereira Gaudêncio, I., Fabricio dos Santos, J., & do Carmo Campos, J. (2024). Gamificação em Segurança Pública: aplicabilidade no ensino de técnicas e procedimentos operacionais na Polícia Militar do Pará. Periódico Científico PMPA EM REVISTA, 1(2), 74–85. Recuperado de https://revista.pm.pa.gov.br/index.php/pmpaemrevista/article/view/41