Edições Anteriores

  • Periódico Científico PMPA EM REVISTA
    Vol. 2 N.º 3 (2023)

    Esta terceira edição da Revista Científica da Polícia Militar do Pará é apresentada com grande satisfação pelos “fios e os rastros” da História. Uma temática importante para instituições que lidam com a construção de identidade, defesa do ethos militar e a democracia como prática cotidiana neste século XXI.

    Narrar a História da Instituição Policial Militar com tradição bicentenária em nosso Estado perpassa por desafios que se relacionam ao próprio método de construção da análise e narrativa histórica. Estes vão além de “um mero estudo do passado”, pois a História é uma relação do “passado com o presente” e vice-versa, “filha do seu tempo”, contada através de visões que mostram experiências dos sujeitos, micro História, gênero, relações de poder, mentalidades, luta de classes e a memória das pessoas.

     

  • Periódico Científico PMPA EM REVISTA
    Vol. 1 N.º 2 (2022)

    Por três anos consecutivos, o Governo do Pará vem alcançando resultados consistentes na oferta de segurança à população paraense. A atual gestão conseguiu levar o Pará, em 2022, do ranking dos estados mais violentos do Brasil ao topo entre os que mais reduziram a criminalidade. A redução dos crimes em geral parece estar associada ao expressivo aumento do policiamento ostensivo no espaço público. Municípios paraenses que no passado recente figuraram entre os mais violentos do Brasil são hoje mais bem policiados.

     

  • Periódico Científico PMPA EM REVISTA
    Vol. 1 N.º 1 (2022)

    A grande leva de trabalhos acadêmicos produzidos por policiais militares paraenses, em especial nas últimas duas décadas, evidencia o esforço da corporação e dos seus integrantes em buscar o aperfeiçoamento profissional.

    Contudo, pouco uso se faz desse conjunto de análises no seio da organização policial; acredita-se que, sobretudo, em razão dos estudos se encontrarem depositados em repositórios acadêmicos; em geral, recebendo pouca ou nenhuma divulgação.

    Em resposta, o Alto Comando idealizou a edição periódica de um espaço apropriado à reunião de trabalhos científicos afins às questões prementes da segurança pública do Estado e, particularmente, da Polícia Militar do Pará.