A educação de albergados e egressos do sistema prisional: uma proposta de ressocialização através da UERR.

Autores

  • Adriny Sabrina Ferreira do Santos
  • Edgard Vinícius Cacho Zanette

Palavras-chave:

Reinserção Social, Educação, Trabalho, Segurança Pública

Resumo

A importância de fomentar alternativas eficazes à ressocialização do indivíduo infrator e à minimização do surgimento de novos transgressores são assuntos constantemente em pauta na mídia nacional. Ocorre que as discussões sobre o tema, muitas vezes, não geram ações concretas que melhorem as atuais condições de albergados e egressos do sistema prisional. Ademais, faltam estudos e pesquisas sobre as linhas constitucionais e infraconstitucionais que tratem do assunto. Neste sentido, abordaremos o tema da prestação de assistência educacional, através da modalidade a distância, aos albergados e egressos de unidades prisionais, visando a respectiva reinserção destes indivíduos no mercado de trabalho, como medidas capazes de contribuir para a redução das taxas de reincidência criminal, promoção dos direitos humanos e, por conseguinte, para a materialização de melhorias reais na tão clamada segurança pública.

Biografia do Autor

Adriny Sabrina Ferreira do Santos

Bacharel em Direito (Cathedral);

Especialista em Direito Processual Civil – Anhanguera;

Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania - Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Edgard Vinícius Cacho Zanette

Licenciado em Letras-Português (Claretiano). Bacharel/Licenciado e Mestre em Filosofia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE);

Doutor em Filosofia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania - Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Referências

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini de. Prática e Formação de Professores na Integração das Mídias. Salto para o Futuro. Ministério da Educação, 2003.

FIORENTINI, Leda Maria Ragearo. Questões pedagógicas e curriculares da formação continuada de professores a distância. Salto para o Futuro. Ministério da Educação.

MIRABETE, Julio Fabbini. Execução Penal. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAES, Voltaire de Lima. Reflexões sobre o Cumprimento das Penas Privativas de Liberdade, os Regimes e o Sistema Prisional. Porto Alegre: Revista da AJURIS, v. 42, n. 138, Junho, 2015.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Relatório de Reincidência Criminal. 2015. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150>. Acesso em 12 dez. 2017.

SÁ, A. Sugestão de um esboço de bases conceituais para um sistema penitenciário. São Paulo: Manual de projetos de reintegração social, 2005.

SANTOS, L. O trabalho como Direito Humano e Fundamental. São Paulo: LTr Editora Ltda, 2015.

VALENTE, J.A. Diferentes abordagens de Educação a Distância. Artigo Informática na Educação – TV Escola, 1999. Disponível no site: http://www.proinfo.mec.gov.br.

Downloads

Publicado

18-07-2024

Como Citar

Sabrina Ferreira do Santos, A., & Vinícius Cacho Zanette, E. (2024). A educação de albergados e egressos do sistema prisional: uma proposta de ressocialização através da UERR. Periódico Científico PMPA EM REVISTA, 1(1), 87–99. Recuperado de https://revista.pm.pa.gov.br/index.php/pmpaemrevista/article/view/10

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.